Pilar tem marca renovada por Team Creatif

Uma das marcas pioneiras na fabricação de biscoitos na América Latina e conhecida pela sua tradição, a Pilar se renova e traz muitas novidades ao mercado. Os estudos para definir o reposicionamento da Pilar começaram em 2011, quando a empresa foi adquirida pelo grupo M. Dias Branco, através da Vitarella. Como a Pilar e a Vitarella possuíam um portfólio de produtos e um público alvo muito semelhantes, iniciou-se um estudo para a definição de um novo posicionamento para a marca no mercado. Todas as mudanças que levaram à modernização aconteceram sem deixar de valorizar a história da Pilar, que tem 138 anos de existência, destacando pontos como tradição e confiança.

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Como resultado, a empresa aumentou seu portfólio com novos produtos e as embalagens foram modernizadas, ganhando uma cor proprietária que dá mais vida à marca. Com predominância do roxo, as embalagens agora estão sofisticadas e destacam ainda mais os produtos nas gôndolas dos supermercados, facilitando a comunicação da marca.

A agência de design responsável pelo novo visual da Pilar foi a Team Creatif, dirigida por Fernando Sommer, Fábio Vertullo e pelo diretor de criação francês Claude de Penã. Com sede brasileira em São Paulo, a agência atende clientes como a Danone, Sadia, Unilever e Nutrimental.

Agora, além do portfólio tradicional, formado por massas longas e curtas, wafers, crackers, biscoitos doces – como maria, maisena, coquinho e amanteigados -, a empresa apresenta novidades: recheados nos sabores morango e trufa, cracker gergelim e massas grano duro nos cortes: spaghetti, fusilli e penne. E isso é apenas o começo. Outras novidades no portfólio ainda serão anunciadas.

“Fizemos um estudo para saber o quanto as pessoas confiam na Pilar e quanto a marca está presente no consumo diário delas. O retorno foi gratificante: ao comprarem nossos produtos, elas pensam em qualidade e boas lembranças em família”, afirma Massud Júnior, diretor comercial e de marketing da Pilar. Ele destaca que as inovações agregaram valores como modernidade e elegância, direcionando a marca para o público A-B.

Para valorizar ainda mais a marca centenária, a logomarca da Pilar foi reestilizada e ganhou novos contornos, sem perder sua personalidade. A empresa também tem um novo slogan: “Pilar – receita para momentos inesquecíveis”. A frase define bem a nova Pilar, uma marca que espera fazer parte dos momentos especiais dos consumidores, com produtos que deixarão essas ocasiões ainda mais marcantes.

Depois de anos fora da mídia, a Pilar agora investe num intenso processo de divulgação. A nova campanha conta com um forte apelo artístico e emocional, utilizando pinceladas de aquarela. Nas peças, a Pilar convida as pessoas a viverem momentos inesquecíveis. O convite é feito através de um filme que mostra cenas de felicidade em família quando as pessoas estão consumindo produtos Pilar. A locução ressalta: “A vida tem muitas receitas importantes e, algumas delas, inesquecíveis”.

A agência publicitária escolhida para trabalhar o reposicionamento da Pilar no mercado foi a Blackninja. A campanha de TV terá três meses de duração, com filmes de 30 e 60 segundos. Haverá ainda divulgação em rádios, busdoor, outdoor, frontlight, revistas, jornais, internet, material de ponto de venda e degustação nas lojas. A Pilar também está com novo site e presente nas redes sociais.

Marca tem 138 anos de tradição

Empresa familiar fundada em 1875, com a inauguração da Padaria e Biscoutaria Pilar, a Pilar foi uma das primeiras fábricas de biscoitos do mundo e chega aos 138 anos inovando mais uma vez. A empresa foi pioneira no lançamento de produtos no Brasil e se desenvolveu no mercado de biscoitos com produtos de sabores e aromas diferenciados. Os famosos biscoitos Cream Cracker surgiram em 1943.

A marca esteve no auge nas décadas 70, 80 e 90 e em 1996 foi vendida para a multinacional Fleischmann Royal. Em meados de 2000 a Kraft Foods adquiriu a Fleischmann Royal e consequentemente a Pilar. Em 2001, logo após um incêndio na linha de produção da fábrica, a Kraft Foods vendeu a Pilar novamente para a antiga família proprietária.

Em 2011, o grupo M. Dias Branco, através da Vitarella, adquiriu a totalidade das ações da Pilar e a partir daí houve uma regularização financeira e o desenho de novas perspectivas para marca.

Com mais de meio século de existência, a M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração. As empresas do grupo geram mais de 16 mil empregos diretos, com 14 indústrias distribuídas em importantes cidades brasileiras, além de 13 unidades de comercialização e distribuição. O grupo é líder nacional na fabricação e vendas de biscoitos e massas alimentícias, atuando ainda nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, bolos e snacks, estando presente em todo o território nacional.

O relançamento aconteceu no Auditório do empresarial JCPM, em Recife, no dia 2 de abril.

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