Carla Del Valle fala sobre empresas e as redes sociais

As empresas procuram cada vez mais as redes sociais para conhecer candidatos e funcionários. E buscam informações pessoais, como posicionamentos polêmicos, fotos, comportamento inadequado, manifestações de intolerância e preconceito e o que é feito nas horas de lazer. “Qualquer atitude pública a ser tomada deve ser pautada pela opinião dos outros. As publicações ofensivas, mensagens preconceituosas, piadas com temas indelicados podem ser decisivas, sim, em um processo seletivo ou em eventuais promoções ou demissões de funcionários”, afirma Carla Del Valle, especialista em redes sociais, e diretora da Polvo Digital.

Leia também: Samsung lança Promoção Entre no Jogo

A comprovação disso está na pesquisa do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) para a VOCÊ S/A, de 2013, onde é revelado que as organizações observam a intimidade de seus funcionários e candidatos nas redes sociais. Religião, política e futebol estão entre os temas que mais atraem as atenções dos chefes. “O trabalho é o que menos conta, mas o comportamento. Em redes sociais, o bom senso é a dica número zero”, salienta Carla. As empresas querem descobrir como são seus funcionários ou os futuros colaboradores na vida pessoal, por isso acessam as páginas para saber além de uma mera pesquisa informal.

A maioria das pessoas que busca emprego, de acordo com a pesquisa, entende a importância das redes sociais no processo seletivo. Segundo Carla, procurar as redes sociais dos candidatos é a primeira coisa a ser feita após a análise do currículo. “O currículo passa uma impressão da performance profissional, enquanto as redes sociais passam pistas a respeito do perfil pessoal. E com esta temperatura que acabamos medindo é possível deixar de entrevistar um candidato com uma boa formação por conta daquilo que ele publica na internet”.

A pesquisa do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) entrevistou 623 executivos de RH de 577 empresas brasileiras de vários setores e tamanhos.

botao-share-280

Assine nossa Newsletter e receba as novidades no seu email:

Fique tranquilo com sua privacidade. Nós nunca enviaremos seu email para terceiros.